Tuesday 7 January 2014

A lenda do Joaquim Pequitito

A lenda do Joaquim Pequitito






Ao certo, ainda ninguém sabe quem Joaquim Pequitito realmente foi, de onde teria vindo e o que fazia em Mariana, a cidade mais velha do Estado de Minas Gerais.

Sabe-se que era um indivíduo de pele escura e de estatura baixa, daí o apelido "Pequitito", divino tocador de diversos tipos de guitarras, apesar de nunca ter aprendido a ler uma nota musical, e que, talvez cabuloso para alguns, há cerca de 60 anos disse orgulhosamente a uma moçinha que quando ela teria um filho que ele mesmo lhe ensinaria a tocar guitarra.

O Joaquim depois de um tempo sumiu, a moça veio a ter um filho que começou por tocar guitarra mas optou por se entregar aos espíritos dos tambores, tornando-se hoje num dos maiores e mais respeitados percussionistas da cidade de Mariana. O mestre Marcelo Magrão.

Tudo que nos resta hoje, sobre o lendário guitarrista, é uma foto a preto e branco provavelmente tirada entre os anos 40 e 50, de um desconhecido e um irreconhecível Joaquim Pequitito, ambos de guitarras nas mãos, com a imagem do Pequitito de rosto misteriosamente riscado, ou mesmo pintando da cor da noite sem estrelas.

(A. Kandimba)


Na foto, Joaquim Pequitito (direita)
Arquivo: Mestre Marcelo Magrão