Sunday 29 January 2012

Kianda de Luanda


Foto:Bessanganas de Luanda

"Minha mãe a sereia me agarrou...Minha mãe a sereia me agarrou...Pelo cordão de ouro...Pelo cordão de ouro...Tum Tum sereia...Tum Tum sereia."


E foi assim, através desta melodia sussurrada dos lábios da minha mãe, quase sempre em noites completas e fechadas, que me viciei das estórias e lendas místicas africanas. Eu, caçulo, fixado nos espíritos dos contos, alimentando-me por completo de ensinos da vida, sobre o amor, a dor, a inveja, a traição, a amizade, a lealdade, a couragem e o medo.

Porém, era sempre o medo que mais me tocava.

Mas a Kianda não faz mal a ninguém, cansa-se de afirmar o velho Soba, o soberano dos AxiLuandas, os nativos da ilha de Luanda em Angola.

...Kianda é uma divindade das águas, protectora dos pescadores.

Conta a lenda que a ondulação do mar mantém importância decisiva na pesca e no abrandar das tempestades. Se haver falta de peixes ou bastante agitação do mar, é sinal de que a Kianda está descontente com os pescadores. Quando assim acontece tem que se realizar uma cerimónia que reúne toda a comunidade da Ilha.

E do mesmo sábio, o Soba, transmitem-se informações de geração a geração, tais como existem doenças que só podem ser curadas pela Kianda; Por exemplo, mulheres que concebem e não conseguem dar a luz.

De igual modo, existem “trabalhos” feitos secretamente na calada da noite, com a autorização e o conhecimento das mais velhas, Bessanganas*, as mulheres de respeito, devotas e guardiãs dos ritos e das tradições.



Elas fazem sempre oferendas a Kianda, oferecendo do mais valioso na exigência da divindade.


Hoje, eu chego a conclusão que o medo que sentia, já superado, foi, e sempre será uma estratégia dos Kotas, os mais velhos, para que as crianças cresçam maduras e conscientes das forças que devem ser temidas, respeitadas e homenageadas.


Bessanganas do português “bença ou benção” .
Nga...Ngana = Senhora (Kimbundu).

Bessangana...A sua benção senhora.

A. Kandimba

Adaptações de contos tradicionais, de Mario Domingos Francisco e Felipe Miguel.