Wednesday 4 January 2012

As mamãs da OMA

Eu lembro-me muito bem...

Mamã da Oma foi um termo que nós, as crianças e jovens de Angola, principalmente de Luanda, usavamos para identificar as mulheres ativas da OMA, Organização da Mulher de Angola.


Foi criada em 1962 como ala feminina do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa o país desde a sua independência de Portugal em 1975.

Elas, guerrilheiras do exército dentro e fora de Angola, também contribuíram para com a organização de campanhas de alfabetização, cuidados básicos de saúde e transportavam armamentos e alimentos a grandes distâncias.

Ocasionalmente vistas de lenço amarelo na cabeça, simbolizando a riqueza do país, camisa vermelha para o sangue derramado pelos angolanos durante as lutas pela independência e de saia preta, como simbolismo do povo africano, as suas vozes eram transmitidas através de cantares, batuques, danças e demonstrações.

Mas claro, não esquecer a Liga Independente de Mulheres Angolanas (LIMA), a ala feminina da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), fundada em 1973.