Sunday 26 August 2012

Fortunata, uma princesa Bakongo em Porto Alegre

Contam os rugidos dos leões da história, dum passado recente que, por traição de um inimigo, uma das filhas do Rei do Kongo caiu vítima das mandíbulas e as garras diabólicas da ganância...Acorrentada no porto de Benguela, em Angola.





Fortunata Nkanga a Mvemba, de corpo e alma, posterior Fortunata Joaquina da Encarnação da Costa Conde Faustina, de desdém e angústia, foi destinada e subjugada ao trabalho doméstico, em Porto Alegre, Sul do Brasil.

Porém, por impetuosa exigência do seu pai, os sonhos da princesa de retornar a subir e descer a montanha sagrada de Kibangu, aonde a crença fervorosa da jovem rebelde e profetisa Kimpa Vita se destacou, mergulhar nas águas milagrosas do rio Nkisi, de correr e de se perder pela floresta de Mayombe, livre e nos braços dos seus ancestrais, se transformaram em realidade.

A princesa foi retornada à sua terra santa, Mbanza Kongo, em 1825.

Que impressão teria deixado a princesa criança entre os seus irmãos e irmãs de Porto Alegre? Que estórias e testemunhas, persistências e resistências dos seus viveres teria levado consigo?

Oxalá que essas mesmas estórias se tornem pesquisas de grandes e lúcidos historiadores, rimas de poetas aventureiros e canções de cantores cobiçosos, para que,  perante os olhos do mundo, a princesa jamais se tornará invisível?

(A. Kandimba)


Imagem:  Folk Tales And Fables Of The World (Barbara Hayes & Robert Ingpen).
Fontes: Arquivo historico BPN, Lisboa - Portugal