Thursday 19 July 2012

Tata Maduba (O pai protetor do mundo)


E' uma honra homenagear o mais velho Nelson Mandela, Tata Maduba (O pai protetor do mundo), como e' conhecido entre o povo Xhosa do ramo Bantu e, por milhares de outros cidadãos Sul Africanos.

Mas claro, nem todos tem o mesmo sentimento.

O governo de Cabo Verde, um país Africano constituído por dez ilhas localizadas ao largo da costa da
África Ocidental, recentemente atribuiu o nome "Nelson Mandela" ao Aeroporto internacional da ilha da Praia.

"Homem Maiúsculo' porque dedicou toda a vida à luta pela liberdade, democracia e direitos humanos, porque foi mártir e vencedor na luta contra o 'apartheid' [sistema de segregação racial que vigorou na África do Sul] e outras formas de discriminação", disse o Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.

O Tata, com quase 70 anos de serviço a humanidade, advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul, honorário do Dia Internacional Nelson Mandela, como forma de se valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia, e' sem marges para dúvidas, uma lenda viva da nossa história como seres humanos.


Mas envergonhosamente, a homenagem tem sido alvo de protestos e ataques vindos de uma boa quantidade de caboverdeanos, mas não da maioria, em que simplesmente se referem ao ícono como “ um estrangeiro”, afirmando que “se fosse uma rua, mas um aeroporto?”


Quando o Nelson Mandela e' reverenciado, não se trata apenas de um mero agradecimento ao indivíduo. 

Essa mesma homenagem se estende a mãe
África, berço do ser humano, a luta de um povo e a sua dignidade, fora e dentro do continente, os seus líderes assassinados, como o Amilcar Cabral, o pai da luta contra o colonialismo português em Cabo Verde e Guine Bissau. Relembra as injustiças sofridas, como o massacre de sharpville, em 1960, de homens, mulheres e crianças desarmadas, entre muitos outros acontecimentos.


Nao consigo manter o meu desapontamento perante a embecilidade de tal protesto, manifestação essa imoral e sem escrúpulos.

O Nelson Mandela e o Amilcar Cabral, nunca seram estrangeiros no continente Africano!
Estrangeiros, realmente, são aqueles que estranham as sociedades e povos que orgulhosamente os têm honrando.

94 anos de idade...Parabéns Nelson Mandela!



Fotos: 1. Nelson Mandela, 2. O massacre de sharpeville (Africa do Sul).