Wednesday 9 January 2013

Roubado acervo cultural do Reino do Tchingualula

Roubado acervo cultural da comunidade do Reino do Tchingualula
07-01-2013 | Fonte: RNA




O acervo cultural da comunidade ou Ombala do Reino do Tchingualula, na província do Huambo, foi roubado – reportou a RNA.

Entre as peças roubadas, constam os crânios dos distintos soberanos do secular Reino de Tchingualula que representam valores, força, poder, autoridade e soberania.

Neste momento a Ombala Tchingualula não possui nenhuma referência dos seus antepassados, situação que preocupa as autoridades tradicionais da localidade.

O Soba Grande da referida Ombala, Sabino Sacuvale, afirmou que os Acocotos sempre existiram para a preservação de hábitos e costumes da cultura angolana.

“Na Ombala foram tirados 13 Acocotos a noite, partiram a porta e retiram os Acocoto, isto causou prejuízo na Ombala e todas as Ombalas a ouvirem este problema também estão preocupados, estes Biholo são de a muito tempo”, disse.

Já O responsável do departamento do património da direcção provincial da cultura, João Afonso, explicou o significado dos Acocotos e o que representam para a cultura Ovimbundo.

“Acocoto são crânios dos soberanos tradicionais, porque o Acocoto é um local sagrado é local naquele tempo de pedir bons ventos para a fertilidade, bons ventos para o cultivo, para boa governação, para a saúde das crianças e o bem-estar das comunidades daqueles que dirigem”, disse.

João Afonso disse ainda que caso não se encontre os autores desta acção, as autoridades tradicionais devem fazer um ritual, para que os mesmos devolvam os Acocotos à Ombala. Foto: Wildscenics Tb ler: