Wednesday 11 July 2012

Meu nome, minha identidade

Durante o tempo colonial em Angola, o colono Portugues, com o seu odio a cultura e rancor violente para com os costumes e tradicoes africanas, tentou oficializar, forçando a denominacao de todas as senhoras negras de “Maria”.

A revolta das comunidades provocaram centenas de mortos entre os camponeses da Baixa de Cassange. Isso nos anos 70.

A tradicao Africana diz-nos que os nossos nomes, de uma certa forma, sao as nossas identidades, as janelinhas das nossas culturas e do nosso ser. Os nossos nomes ligam-nos ao passado, nossos antepassados e se prolongam ate' uma parte das nossas espiritualidades.

Mas quem nao tem cultura nem espiritualidade talvez nunca entendera' do que se trata.

Nasceu de uma conversa com as irmas Tata Akilah Alile e Sara Santos sobre nomes africanos. Elas, la' pelo Brasil, desejam ter uma ligacao mais forte com os seus antepassados e estao despostas, ate' por lei, a ter um nome Africano.

Nao creio que Maria seja um nome negativo neste sentido, mas se o horror das ideologias coloniais se tivessem prolongando e espalhado pelo pais afora, teria acontecido um massacre "total" da nossa identidade e cultura.

Os poucos livros que existem sobre nomes Africanos, geralmente sao repetitivos e se concentram apenas numa parte do Continente. Sem ser da cultura Swahili, nao se encontra nomes Bantus, nomes do sudeste da Africa...muito menos de Angola.

Entao aqui vai a minha contribuicao. Comecei hoje, pesquisarei 100 nomes Angolanos, culturas espalhadas por Namibia, Zambia e o Congo posterioremente, por serem fronteiras e terem um significante numero de Angolanos, e pretendo publicar algo em 2014.

Por favor, nao tenham vergonha de me cobrar, ta'?

A. Kandimba

5 comments:

  1. ya.. tou a ver que é dificil encontrar nomes angolanos ou bantu. Eu sou uma mistura bem complicada mas o meu cota é de benguela. A minha mulher esta gravida de 3 messes e vive em frança. Começamos a fazer uma lista de nomes para a criança e eu queria nomes angolanos mas ta complicado.. eu nem sei se em frança me deixam registar a criança com nome angolano.

    ReplyDelete
  2. Nao e' tao complicado assim Anonymous.

    Kandimbafilms@gmail.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Paciência amigos...necessito de apoio para finalizar o projeto.

      Delete
  3. Já estamos em 2014 Kandimba. Estou a espera da publicação, com muita ansiedade. :)

    ReplyDelete
  4. Olha q vou cobrar sim. Qdo eu estava grávida do meu segundo filho pesquisei nomes de origem bantu e encontrei poquíssimas opções. No final das contas precaleceu a vontade da minha família. Mas considero de grande importância esta referência.

    ReplyDelete