Palavra gerada do Kimbundu da nossa gloriosa rainha Ginga, a indisputável guerreira e N’gola (soberana) dos reinos Matamba e N’Dongo.
Não é apenas um mero abrir e fechar de braços...E’ um recado spiritual, prezado em sentidos, digno de estima, pilar da nossa humildade e hospitalidade perante um Ntu (ser humano).
Referente ao nosso respeito mútuo, filosofias, éticas e estéticas, poesias e conhecimentos científicos do mundo, através da nossa herança e sabedoria ancestral Africana.
Ka = o , a....Ndandu = Parente, primo (a).
Um Kandandu para todos, boas entradas...Feliz Ano novo.
A. Kandimba
*Ngola (plur. jingola) – Pedaço de ferro que a maioria das linhagens Mbundu detinha como importante insígnia de autoridade, a qual substituíu o lunga, estando associada ao povo Samba (Luanda); termo vulgarmente aplicável para designar o seu detentor, ou seja, o Rei/Rainha (t. kimbundu).
(www.multiculturas.com)
Muito lindo! Kandandu para você também!
ReplyDeleteBelíssimo irmão, Kandandu pra vc e toda a sua família. Paz
ReplyDeleteMuito bonito, aqui no Brasil, especialmente no Nordeste, temos uma expressão semelhante, carrega de afeição, um carinho especial: "aquele abraço"> Essa era uma expressão muito usada por meu pai, no final da conversa, dizia: aquele abraço, levantando o braço e fazendo um aceno com a mão.
ReplyDeleteGostei muito da sua visita,
kandandu,
Martha
Grato Martha e continue nos informando atraves do seu importantissimo blog...
ReplyDelete