Tuesday 30 August 2011

Cinco Deusas da Mitologia Bantu


Inkosa zana
Inkosazana é a deusa da agricultura Zulu. Ela pode se manifestar como um arco-íris, uma cobra, uma sereia, uma bela mulher negra, ou como a chuva. Ela é exaltada na primavera para trazer fertilidade para a terra, e também por virgens para ajudá-las a encontrar um marido adequado. Inkosazana também é chamada de Rainha dos Céus, a Princesa dos Céus, e Inkosazana-y-Zulu. (Zulu-Africa do sul)
DZIVA
Ela é muito agradável, carinhosa e compassiva. Mas terrivel quando se torna mal humurada.
É por isso que ela é também conhecida como a enganadora.
Dziva é a deusa criadora geralmente benevolente do povo Shona do Zimbabwe - mas há também um aspecto terrível à sua natureza.


Mbaba Mwana Waresa
é a Deusa Zulu da chuva, da agricultura e da colheita. Ela é uma das deusas mais amada da África Austral, em grande parte porque ela é creditada com a invenção da cerveja. Mbaba Mwana Waresa é também a deusa do arco-íris, um símbolo da ligação entre o céu e a terra, os deuses e os homens.

A mitologia diz que ela não conseguia encontrar um marido adequado no céu, então ela veio procurar na terra. Ela deparou com um pastor chamado Thandiwe, cuja música mudou tanto ela que ela o escolheu para ser seu companheiro. Sendo mortal, ele teve de enfrentar muitos testes para provar a si mesmo, mas ele foi finalmente aceito por Mbaba Mwana Waresa como seu marido.


Mella
Deusa do Zimbábue é invocada tanto para a cura como para a coragem.  Abnegação e da superação de um grande medo, a fim de trazer cura e mudança. Sempre que você precisar de cura em sua vida, medite pensando nela.
Kianda
Na mitologia angolana, Kianda é a deusa do mar e dos peixes. ... Ela era tradicionalmente adorado jogando ofertas, tais como alimentos e roupas para o mar. ... Ela é a Rainha do Mar, o patrono dos pescadores e os sobreviventes de naufrágios, o princípio feminino da criação. (Luanda-Angola)

4 comments:

  1. existem sim...varios.

    Os povos das Ilha de Luanda sao quem mais as cantam.

    ReplyDelete
  2. é possível adquirir alguma literatura a respeito das dividades ZULU ?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boas Alimentacao,

      Em Portugues, duvido!

      O meu contato: Kandimbafilms@gmail.com

      Delete