Urucungo: instrumento musical rústico, usado, outrora, pelos gaúchos de origem africana.
Constituído por um arco que retesa um fio de arame, tendo como caixa de ressonância uma cabaça com abertura circular; recebe também o nome de berimbau-de-barriga ou simplesmente berimbau, e, no Pará, marimba.
Um dia desses perguntei a um mestre de capoeira da Bahia, se sabia o significado da palavra Urucungo e logo me respondeu que não tinha a certeza mas que seria talvez de origem Yoruba.
Foi através dessas e outras, da negação e ignorância sobre a cultura Bantu (Angola, Congo, Moçambique) no Brasil, que me levou a pesquisar e escrever o projeto “Entre Gungas e Kalungas”.
Entre Gungas e Kalungas e’ uma pequena criação de um grande pilar na preservação e valorização da cultura de matriz Bantu, de maneira a estimular as pessoas a aprenderem e a reconhecerem tal cultura nas diásporas Africanas.
*
Sobre o URUCUNGO na minha cultura (Ovimbundu, Angola), encontrei o O-LUKUNGULU. Um berimbau de boca tocado pelo Mwekalia (músico).
Os povos Lunda (DR Congo, Angola e Zambia), denominam o arco musical de RUKUNG!
Sei tambem que e’ um facto que muitos angolanos e seus descendentes tem a tendência de trocam o L por R e vice versa...coisa que reparei entre familiares durante a minha infância.
Nao e’ uma questão de provar nada mas sim intensificar a vontade de pesquisas entre nós, para o bem das futuras gerações.
O’ Malungo (Kimbundu /Angola=amigo, compadre), toca Urucungo (toca o berimbau)!
Parece que quanto mais se foge da África, mais perto dela nos encontramos.
No comments:
Post a Comment