Monday, 5 March 2012

Israel: A nova Diáspora Africana

"Às vezes me sinto como uma criança sem mãe"

E Foi assim, acerca de vinte anos atras, através desta música, que vim a conhecer e a desenvolver o interesse profundo e fervente que tenho pelos Beta Israel*, os Judeus da Etiópia.

Eles são erroneamente chamados de Falashas (estrangeiros ou pessoas sem terra) e se orgulham de ser os descendentes do rei Salomão e da rainha Sheba, também conhecida como Makeba.

De acordo com a lenda, Israel é a terra santa e prometida de todo judeu.
A seculos que a comunidade afirma ser vítima de perseguições religiosas e aproximadamente 30 anos atrás, o governo Israelista, colocou em vigor várias operações de resgate, em segredo, desde o deserto do Sudão, dando início das fugas em massas de judeus da Etiópia.

Desde a Operação Moisés em 1984, que há mais de 100.000 judeus etíopes em Israel. Mas por mais que este acontecimento nos emocione e de certa maneira nos faz parecer um conto de fadas, a aceitação e a integração numa sociedade cuja maioria descende da Europa, do Oriente médio e do Norte da África, não tem sido fácil.

O orgulhoso povo do Chifre da África continua a enfrentar grandes dificuldades, sofrendo a calamidade do desemprego, do racismo, da depressão, do suicídio, do alcoolismo e da pobreza constante...Facto esse que presenciei durante as minhas viajens de lazer e pesquisa, precisamente nas cidades de Jerusalém e Tel Aviv.

Reconhecidos nacionalmente como fortes e bravos soldados e pela lealdade que demonstram ter para com as Forças de Defesa de Israel, a comunidade hoje se manifesta, sentindo-se traída, usada para simplesmente proteger, por interesse, o Estado de Israel.





Um dos momentos em que mais se reflete as forças interiores e coragem da comunidade seria o Sigd, um festival anual Beta Israel que recentemente se tornou um feriado nacional.

Através da batida dos tambores Bongo, rostos de homens, mulheres e crianças brilham.
Para cada rosto brilhante devemos recordar-lhes que eles são verdadeiros guerreiros e guerreiras e que iram comprir os seus sonhos, superar as dificuldades em prol das suas vontades de viver.

* Beta Israel= a casa de Israel

Setembro 2010
Artigo para o programação de cinema Beta Israel.
Africa in the Picture
Festival de cinema africano e da diaspora em Amsterdam , Holanda.

A. Kandimba

Fotos:Josh kram e Uriel Sinai.